SEMANA INTERAMERICANA DA ÁGUA 2021


A Prefeitura de Sapucaia do Sul através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente apresentam as ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelos professores que participam do Coletivo Educador.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS

 

EMEF HUGO GERDAU


·         Atividades com o Pré 1 com a história do filme Procurando Nemo, confecção de uma cortina de água com TNT azul, confecção dos peixes e explicação da importância da água para os seres vivos;


·         Atividades com 4º ano sobre a importância da água, através de panfletos explicativos;

·         Atividades com anos finais através de cartazes e divulgação na escola.

 

EMEF AFONSO GUERREIRO LIMA


·       * Segunda-feira- 04.10.2021 – Início do Mural Coletivo, com a participação dos sextos, sétimos, oitavos e nonos anos, com a professora de Ciências, Jaqueline Zanette e colaboração dos demais professores da escola.


·         Terça-feira- 05.10.2021 – Cineminha para as turmas do currículo: 8h ás 11h – filme da Turma da Monica, em parceria com as professoras Carine Coutinho e Angélica.

·       Durante toda a semana teremos também a contação de historinhas sobre a água, com as professoras da sala de leitura: Jaqueline Carneval e Waldirene.


EMEF JUSTINO CAMBOIM

·         Promoção do uso consciente da água com a inclusão do tema água no bloco 21 das disciplinas dos anos iniciais e finais.

·         * Mural coletivo “cada gota conta” – dicas de cuidado e importância da água – elaborado pelos alunos dos anos finais.

·        *  Continuidade do processo de readequação do sistema de captação de água da chuva.

 

EMEF LOURDES FONTOURA


·         * 1º/10/2021- Conversar com os alunos do Ensino Fundamental/ Séries finais, sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Relacionar os cuidados com a água a doenças como a dengue. Passar vídeos explicativos. Confeccionar cartazes sobre o tema e de divulgação do PEV na escola.

·        * 04/10/2021: Conversar com os alunos do Ensino Fundamental/ Séries Iniciais, sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. Relacionar os cuidados com a água com as doenças como a dengue. Passar vídeos explicativos. Fazer atividades com desenhos e recortes sobre o tema. Divulgação do PEV na escola.



·     05/10/2021- Confecção de materiais, pelos alunos das séries finais, para a atividade a ser realizada com as séries iniciais:

Pescaria do tempo de decomposição dos materiais;

Como podemos economizar água?


·        *  06/10/2021- Atividades com as séries iniciais (Grupo 1):

* Pescaria dos resíduos na água;

* Como podemos economizar água?


·        * 07/10/2021- Atividades com as séries iniciais (Grupo 2):

Pescaria dos resíduos na água;

Como podemos economizar água?

 

EMEF PADRE RÉUS


·         Divulgação através das redes sociais, grupos de WhatsApp e mural da escola;

·         Lançamento do episódio nº 2 do Podcast ambiental: PLÁSTICOS X OCEANOS;


·       * Proposta de campanha estimulando boas práticas para o cuidado com a água através de folhetos, mini cartaz, história em quadrinhos, vídeo, áudio, paródia, etc;


·    * Aula expositiva sobre a importância de evitar a poluição das águas descartando adequadamente os resíduos (principalmente plásticos);


·         Realização de jogo de perguntas e respostas sobre ÁGUA - QUIZ (presencial).

   

EMEF GETÚLIO VARGAS

·         6º e 7º ano - Vídeo: carta do ano de 2070; Dicas de economia de água; Construção de mural sobre a água;


·        * 1ºA e B - Usos da água; Cuidados e economia de água;

·         4ºA e C - Conscientização sobre nossa responsabilidade de cuidar da água; Música Planeta Água (Guilherme Arantes); Importância da água em nossas vidas.

 

EMEB ALBERTO SANTOS DUMONT


·         Painéis – Escola Alberto Santos Dumont

Pré – Poluição da água;

1º anos – Ciclo da água;

2º anos – Reutilização da água;

3º anos – Não desperdício da água;

4º - Se cuidar não vai faltar;

5º anos – Benefício da água para saúde;

6º - Poluição nos ambientes aquáticos;

7º - Doenças transmitidas através da água;

8º - Economia de água, evitar desperdícios;

9º - Preservação de ambientes aquáticos.

 

EMEF PRIMO VACCHI


·         Jogo dos baldes. A turma dividida em dois grupos terá que transportar a água de um balde para outro, com o objetivo de encher primeiro que a outra equipe. Essa atividade levará a uma discussão sobre o cuidado com o desperdício e consumo consciente da água;



·         Confecção de cartazes e zines sobre o consumo consciente da água.

·         Dança no Tiktok sobre a temática “desperdício e consumo consciente de água”

·         Hora do conto “Os pingos e a chuva” Mary França.

·         Hora do conto “O Peixe Pixote” Sonia Junqueira.

 

EMEF PREF. JOÃO FREITAS FILHO


·         As atividades para a semana interamericana da água para os anos iniciais ficarão a critério de cada professor. Foram dadas várias sugestões para ser trabalhado o tema: Cuide da água/Preserve a vida.

·         Os alunos dos anos finais poderão escolher a maneira como preferem abordar o tema, seja por meio de história em quadrinhos, desenho, paródia, rap, tik - tok, um jogo, panfleto para distribuir na escola ou ainda confeccionar uma máscara de gotinha para distribuir para as crianças do pré. 

 

EMEI DALILA DA SILVEIRA OLIVEIRA


·        *  04/10 – construção de um painel com a temática da Semana Interamericana da Água, momento para todas as turmas;

·        05/10 – exibição de vídeo sobre a água para todas as turmas;

·        * 06/10 – confecção de cartazes: CUIDA DA ÁGUA. PRESERVE A VIDA;

·        07/10 – palestra com nutricionista sobre a importância da água para a saúde;

·        * 08/10 – hora do conto e vídeo com atividades da semana.



EEEM CECÍLIA MEIRELES


·         Proposta para os estudantes: elaboração de banner ou apresentação explicando um sistema de irrigação para a horta da escola. Obrigatoriamente deve conter: qual a importância da água para o desenvolvimento dos vegetais, o sistema que escolheram, benefícios e malefícios, materiais a serem utilizados e imagens do mesmo (pode ser foto de algum protótipo construído), lembrando que essa proposta de sistema deve ser realizado com materiais que tenham baixo custo e que possam ser reaproveitados.

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coleta Seletiva Solidária

Separar e destinar, corretamente, para preservar a natureza !