MULTIPLICAÇÃO DE SABERES

 

                                                  



Dia:
 02 de junho de 2021

Local: 18° Bl Mtz - Batalhão de Infantaria Motorizado/Sapucaia do Sul

Horário: 9h


A Educação Ambiental tem papel fundamental na criação e promoção de atividades que garantam o direito da sociedade à informação, pois é um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.


      

      RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA PELO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS 


Na manhã de hoje Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, através de sua Equipe de Educação Ambiental e a Diretoria de Resíduos realizou uma palestra informativa para os soldados do Bl Mtz - Batalhão de Infantaria Motorizado/Sapucaia do Sul. Os soldados que participaram da atividade tem o papel de separar e destinar os resíduos gerados dentro do quartel, portanto a atividade foi realizada com o intuito de que possam multiplicar saberes referentes a destinação correta dos resíduos.

                       

A temática da atividade foi resíduos, onde abordamos: A Lei 11.445/2007,  que
em seu Art. 3º, define SANEAMENTO BÁSICO, Lei  Federal nº 12.305 de agosto de 2010 - Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Municipal nº 3287/2010 RCC, Lei Municipal nº 3388/ 2012 PMRS (atualização), definição de lixo, diferença entre Coleta Domiciliar e Coleta Seletiva, resíduos perigosos, resíduos não perigosos, diferença entre Logística Reversa e Coleta Seletiva.



"O cidadão, no papel de consumidor, é responsável por entregar os resíduos nas condições solicitadas e nos locais estabelecidos pelos sistemas de logística reversa". 

"O setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva, pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, pelo uso racional dos materiais e prevenção da poluição".







Jamais descarte resíduos como: pilha, bateria, lâmpada, medicamentos, óleo lubrificante ou embalagens de agrotóxicos para a Coleta Seletiva ou Coleta Domiciliar. Estes resíduos devem entrar no sistema da logística reversa.



"Por fim, cabe ao Poder Público a fiscalização do processo e, de forma compartilhada com os demais responsáveis pelo sistema, conscientizar e educar o cidadão".




Fonte de pesquisa: https://sinir.gov.br/logistica-reversa
Leia mais em: http://separenaopare.com.br/








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coleta Seletiva Solidária

Separar e destinar, corretamente, para preservar a natureza !