Formação de setembro/2017 - Coletivo Educador/Sapucaia do Sul



                                 


                                   
                                                 Coletivo Educador de Sapucaia do Sul


No dia 12 de setembro ás 13h realizou-se na Área de Preservação Permanente da Praça CEU  - Centro de Arte e Esporte Unificado  situado na Av. Valdemiro Machado, 158-206 - Vargas, Sapucaia do Sul - RS, a reunião mensal de formação continuada com o Coletivo Educador de Sapucaia do Sul.


                                                           Foto: Profª Loreni - Pyrostegia venusta

Nesta formação continuada os professores do Coletivo Educador puderam conhecer a área de preservação permanente da Praça CEU e a sua importância para o armazenamento de água por infiltração. A malha hídrica do Arroio José Joaquim sofre com a remoção da cobertura vegetal devido à ocupação desordenada ao longo do seu curso tanto a montante quanto a jusante. Quando o solo não é florestado perde sua capacidade de reter a água da chuva e recarregar o lençol freático. A absorção do excedente da água da chuva ajuda na diminuição das enchentes a jusante, por que solo com vegetação a infiltração da água é mais rápida.  Preservar a cobertura vegetal beneficiará a população sapucaiense, pois ajuda no controle da erosão e do assoreamento que comprometerá a qualidade e a quantidade de água armazenada no lençol freático. 

A preservação das matas proporciona conforto ambiental, pois absorvem parte da energia solar que incide sobre a superfície terrestre, atuam no sequestro de carbono atmosférico e regulam a quantidade de umidade presente no ar. Sendo o arroio José Joaquim nossa unidade de planejamento buscamos preserva-lo para o restabelecimento do equilíbrio ambiental, ou seja, preservar as áreas úmidas com existência e córregos, nascentes, que caracterizam-se por possibilitarem também a infiltração e acúmulo natural de água no solo para que retorne ao ciclo da água.


A M 
Os CEUs – Centros de Artes e Esportes Unificados – integram num mesmo espaço programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e de inclusão digital, para promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras. Por meio da parceria entre União e municípios.




Participaram da atividade como palestrantes as nutricionistas Danielle Falkenbach do SENE: Serviço de Nutrição Escolar e Laura Freitas do NASF - Núcleo de Apoio á Saúde da Família. Falaram sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e sobre o Guia Alimentar Brasileiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coleta Seletiva Solidária

Separar e destinar, corretamente, para preservar a natureza !